Etapas do prêmio

O prêmio é dividido em 3 etapas. Conheça:

01 Inscrição

Para inscrever a sua iniciativa, é necessário preencher o formulário disponível neste site – no botão "inscreva sua iniciativa" –, dividido nas seguintes seções:

1) Contexto

  • Conte para nós o contexto do seu projeto.
    Descreva resumidamente os motivos que levaram à criação da sua iniciativa, como ela vai solucionar problemas para os clientes, simplificar ou inovar um processo já existente, além do contexto de mercado avaliado, da oferta e do posicionamento dos principais concorrentes para essa construção.
    Observação: você também pode compartilhar evidências de dados referentes ao início da iniciativa.

2) Desenvolvimento

  • Como foi o desenvolvimento da estratégia do projeto? Quais áreas foram mobilizadas para construir a iniciativa?
    Descreva como foi a condução desde o início até a implementação, trazendo quais foram as principais dificuldades, desafios e aprendizados, além de explicar como foi conduzido o uso de dados, seja para tomada de decisão, experimentações, testes, metodologias e/ou participação de consultoria externa.

3) Resultados

  • Quais são os principais resultados já observáveis dessa iniciativa? Qual foi o diferencial em relação à concorrência, o impacto para o cliente, para o mercado e para o Itaú?
    Descreva os resultados dessa iniciativa: podem ser financeiros, na satisfação de clientes, na redução de reclamações, na mitigação de riscos; e explique por que essa iniciativa é considerada inovadora.
    Observação: você poderá compartilhar evidências de dados sobre a iniciativa. Somente serão aceitas iniciativas que tenham sido implementadas e que apresentem resultados já observáveis, demonstrados até o mês anterior ao início das inscrições.

Importante: seja simples sempre. Lembre-se de que, para sermos cada vez mais “Um só Itaú”, o entendimento deve ser o mesmo para todos, incluindo aqueles que não possuem conhecimento técnico sobre o assunto – o que também se aplica aos avaliadores. Evite o uso de siglas e abreviações.

4) Liderança e participantes

  • Podem ser inscritos até 10 (dez) participantes por iniciativa. Após a inscrição, não será possível alterar o formulário de inscrição, a liderança do projeto e/ou os participantes da iniciativa, exceto por motivos de desligamento, licenças ou afastamentos. A iniciativa inscrita que contar com mais de 10 (dez) participantes será desclassificada.

02 Avaliação

A avaliação é composta pelas fases de:

1) Avaliação CE:

Implementada desde 2023, nesta etapa ocorre a validação das iniciativas por comitês compostos pelo Comitê Executivo e pela Consultoria de Pessoas de cada diretoria.

Os comitês também poderão inscrever, alterar, unir e/ou eliminar iniciativas, por meio de indicação, dentro das 5 (cinco) categorias do Prêmio.

2) Banca Técnica

Triagem (sócios):

Os sócios locais do Itaú (até o nível de superintendente) avaliam, em plataforma online, as iniciativas, atribuindo notas para diversos itens da nossa cultura. As 5 (cinco) iniciativas com as melhores avaliações de cada categoria passam para a próxima fase.

Semifinal:

Os diretores (exceto sócios da holding) assistem aos vídeos expositivos das iniciativas semifinalistas. Depois, os representantes das iniciativas respondem às eventuais dúvidas. Por meio de voto secreto e individual, as 3 (três) melhores iniciativas de cada categoria são escolhidas e passam para a final.

Final:

O grupo avaliador, composto pelo Comitê Executivo, Pedro Moreira Salles, Roberto Setúbal e sócios da holding, assiste aos vídeos expositivos das iniciativas finalistas. Depois, os representantes das iniciativas respondem às eventuais dúvidas. Por meio de voto secreto e individual, os vencedores de cada categoria são escolhidos.

03 Premiação

Os ganhadores de cada uma das categorias são anunciados em um evento que ocorre no final do ano.

A premiação leva em conta, como recompensa, o reconhecimento e a experiência do ituber no dia, além de uma estatueta para os vencedores, sem a oferta de outros tipos de bonificações.